A primeira coisa que temos que considerar nesse episódio é que Pussy não era apenas mais um integrante do crew Sopranos, ele era o melhor amigo de Tony. Como descobrimos nos episódios anteriores, eles se conhecem desde a infância, compartilharam a vida desde sempre (como no caso da morte da irmãzinha de Pussy) e viraram criminosos juntos (Pussy estava com Tony no seu primeiro assassinato). Portanto, a traição de Pussy é uma grande ferida no coração de Tony.
Passamos boa parte deste episódio dentro da "casa de diversões" da mente de Tony — somos colocados em seus sonhos.
- Sonho nº 1: Tony foi diagnosticado com uma doença terminal e decide se matar. (É como se a traição de Pussy fosse algo cancerígeno, e um enorme sacrifício fosse necessário para se livrar disso.) Pouco antes de atear fogo em si mesmo, Tony pergunta: "Onde está Pussy?"
- Sonho nº2: Silvio repete a fala do Poderoso Chefão : "Nosso verdadeiro inimigo ainda não se revelou". Um minuto depois, Tony atira em Paulie. (O verdadeiro inimigo ainda está escondido — Tony atira no cara errado.) Tony — ainda sonhando — vai até o consultório da Dra. Melfi, onde ela e a bela italiana Annalisa (duas mulheres que Tony acha atraentes) se fundem em uma.
- Sonho nº3: Tony pergunta a Chris, Adriana e Furio onde está Pussy. Eles vão embora em um carro pequeno, talvez para procurá-lo.
- Sonho nº 4: De volta ao escritório de Melfi, referências a Pussy e "pussy" (vagina) se fundem. Quando Tony diz, "Eu tenho Pussy no cérebro, eu sempre tenho", pode-se entender que Tony suspeita de Pussy há tempos (como pode ser sutilmente visto nos episódios anteriores).
- Sonho nº 5: A revelação completa finalmente acontece quando Pussy aparece como um peixe e confessa que estava trabalhando para o FBI.
- Sonho nº 6: Tony e sua família sentam-se à mesa de jantar e comemoram sua compra de um barco e a decisão de Meadow de ir para a Universidade de Columbia. (Agora que ele descobriu e esmagou a traição de Pussy, sua família e seu estilo de vida estão seguros novamente).
Durante o episódio não é a apenas a intoxicação alimentar que realmente antagoniza Tony. Os sentimentos de falta de sentido que continuamente espreitam na sua psique agora são inflamados por seu conhecimento subconsciente da traição de Pussy. Tony deve purgá-la para ficar saudável novamente, dessa forma, Pussy Bonpensiero também precisa ser expurgado da Máfia para que a gangue de Jersey fique saudável novamente.
No fim, no barco, embora Pussy saiba que a farsa acabou, ele consegue brincar com os caras enquanto eles tomam uma boa tequila. Um cara durão como ele não poderia ter um refrigerante sem açúcar como sua última bebida, como foi para Matt Bevilaqua.
Algumas observações:
Meadow demonstrou frieza para Carmela em relação aos seus amigos, na ocasião da prisão de seu pai. Ela não tem mais vergonha de ser uma Soprano, aceitou fazer parte da hipocrisia (como tinha conversado com seu pai em S02E10).
No consultório de Melfi, a médica reconhece que há mais acontecendo na vida de Tony do que o fluxo usual. Ela sente uma imensa tristeza escondida por trás da fachada alegre de Tony. Confrontado com isso, Tony se recusa a falar e sai rindo e cantando, tendo seu próprio dia de "idiota feliz/happy wandered".
O sonho de Tony onde Pussy aparece como um peixe dizendo que os outros peixes ao seu redor estão "dormindo", reflete uma citação de O Poderoso Chefão que Pussy corrigiu Christopher enquanto o ajudava a se livrar do cadáver de Emil Kolar no episódio piloto: "Luca Brasi dorme com os peixes".
No início do episódio, Tony comemora no jantar com seus amigos "As coisas estão indo bem (...)Todos meus inimigos estão nocauteados", ao que Pussy - um traidor - solta uma risada involuntária contida... e imediatamente após isso, Patsy aparece com o casaco para mostrar para Tony... Além disso, Patsy, assim como Pussy, não aparece nos sonhos de Tony - este o confundiu com seu irmão morto Philly. Deixando claras insinuações do envolvimento de Patsy em uma traição a Tony.
Este episódio fornece uma pista importante para entender o corte final para o preto no Holsten's Diner. A montagem que fecha “Funhouse” mostra que, apesar da morte de Pussy, o melhor amigo de Tony, a vida de todos continua: festas são realizadas, mafiosos se abraçam, bebem juntos e dão risadas (numa mar de hipocrisia), empreendimentos criminosos são iniciados e abandonados... Isso é o que vai acontecer após aquela noite no restaurante em S06E21, tudo continuará, menos para Tony (e para o telespectador).