(S04E06) Everbody Hurts

 

Tony descobre que Gloria Trillo cometeu suicídio.

Artie tenta se matar.

Christopher continua usando heroína.


Episódio 45 – Originalmente exibido em 20 de outubro de 2002. Escrito por Michael Imperioli. Dirigido por Steve Buscemi.



Referência do título

O título do episódio se refere às dificuldades emocionais enfrentadas por Tony, Adriana, Artie, Gloria e Dr. Melfi. “ Everybody Hurts ” é também o título de uma balada popular do início dos anos 90 da influente banda americana de rock REM .


The Sopranos nunca foi um show feliz, sempre foi obscurecido pela dor e depressão de muitos de seus personagens. Todo mundo sofre. Este episódio, como a música REM da qual o título é (provavelmente) tirado, é sobre depressão suicida. O suicídio tem sido um componente desta série por toda parte. Até agora na série, houve: um suicídio na tela (Vin Makazian na 1ª temporada); um suicídio fora da tela (um dos pacientes de Melfi); referências a suicídios de celebridades (Hemingway e George Sanders); pensamentos e ideias suicidas (por Tony, Christopher, Irina, a estrela do futebol Ally, Davey Scatino e Bobby Bacala, que apenas no episódio anterior desejava a morte em seu desespero pela perda de sua esposa.) Gloria e Artie agora podem ser adicionados a esta lista.


Tony fica perturbado ao saber que sua ex-goomar Gloria partiu deste mundo. Ele procura respostas, questionando um de seus colegas de trabalho na Globe Motors. A observação do vendedor de que Gloria sempre parecia azarada com os homens coloca uma carga de culpa em Tony. No consultório do Dr. Melfi, ele fica furioso porque o médico não o informou sobre o destino de Gloria. 


Tony quer saber o que levou Gloria a um ato tão sombrio. Mas, como sempre em Sopranos, a certeza é impossível. Melfi diz a ele que “não há uma causa única”. Ele provavelmente não sabe sobre a tentativa de suicídio anterior de Gloria após um relacionamento anterior fracassado (Ouvimos Gloria e Melfi discutirem isso em S03E09). Tony está arrasado pela culpa. Ele toma Prozac e fica todo bêbado ao longo do episódio, tentando aliviar sua dor. 

O título do episódio pode ser lido de duas maneiras: todo mundo se sente magoado, mas todo mundo também causa dor. Tony se preocupa por ter causado grande parte da dor de Gloria.


Parte da ansiedade de Tony vem de seu senso de si mesmo abalado. Ele sabe que, por um lado, ele é apenas um bandido gordo de Nova Jersey, mas ao mesmo tempo, ele acredita ser basicamente um cara legal. Se ele foi a causa do suicídio de Gloria, então essa auto-imagem delicadamente equilibrada poderia desmoronar. Michael Imperioli, em seu comentário em DVD, diz que esta hora é sobre como Tony “existe dentro desse conflito”.


Então, em um sentido real, a preocupação de Tony com Gloria é na verdade uma preocupação egoísta com sua própria felicidade. Isso não quer dizer que seus sentimentos de culpa não sejam genuínos. O sonho de Tony com Gloria aqui confirma que suas preocupações são genuinamente sentidas. É uma poderosa sequência de sonhos, empregando imagens impressionantes e sons surreais (teto rangendo, carne assando, etc). O hit doo-wop de 1958 dos The Aquatones, “You”, toca no fundo distante, soando como se estivesse fluindo de alguma outra dimensão. Quando Gloria do sonho faz alusão ao seu suicídio, Tony acorda e vai direto para o Prozac.


Momentos depois de Tony sair de seu sonho, o primo Brian aparece - para surpresa de Carmela - com os papéis do seguro que ela queria que Tony assinasse. Depois de resistir a essa política de confiança por semanas, Tony mudou de ideia e ligou para Brian ontem à noite. É muito razoável acreditar que o remorso de Tony pela morte de Gloria tenha desempenhado um papel em seu consentimento para assinar o contrato de seguro. Chase faz algumas ligações audiovisuais entre Carmela e Gloria para fortalecer a ideia de que Tony concorda com uma delas por causa de sua culpa pelo suicídio da outra.


Tony fica momentaneamente atordoado ao ouvir uma campainha na cozinha de Carmela, apenas alguns minutos depois que uma delas tocou em seu sonho. Em seu desejo desesperado de se assegurar de que não é uma pessoa tóxica, ele dá a Carmela o que ela mais quer agora: a apólice de seguro. Quando Carm se levanta para cuidar de seus biscoitos, Tony encomenda Brian a Patsy para um novo terno, levando Brian a lhe dar o elogio que ele deseja: “Você é um cara legal, Tony”.


Tony vai ao bom amigo Arthur Bucco para obter mais confirmação de sua bondade. Ele fornece ao amigo um empréstimo de US$ 50.000 (a “apenas” 1,5 pontos por semana). Artie quer ser um capitalista de risco - e ao mesmo tempo impressionar sua bela nova anfitriã Elodi - mas ele não tem capital. Antes de Tony vir até ele, Artie tinha ido a Ralphie para o empréstimo.


No jantar com Janice, Tony novamente gasta dinheiro para obter elogios, comprando a cara garrafa de vinho que ela pede. Janice não gosta do Armagnac que Artie recomenda — e, aparentemente, ninguém mais gosta. O empreendimento Armagnac falha, e Artie não tem escolha a não ser tentar coletar o dinheiro do próprio irmão de Elodi. Sua tentativa de cobrar de Jean-Philippe termina em fracasso e um lóbulo da orelha rasgado. Tony está na cama com a senhorita Reykjavik quando recebe o telefonema do suicida Artie.


No momento em que Tony chega ao hospital, Artie teve seu estômago bombeado e está em condição estável. Tony explode em um ataque de raiva quando Artie suspeita que ele saiba o tempo todo que é assim que os eventos aconteceriam (ou seja, Tony poderia ter sua pesada conta que Charmaine sempre reclama apagada). Em uma sequência que ecoa o confronto anterior de Tony com o Dr. Melfi, Tony fica bem na cara de Artie.


Tony passou o episódio inteiro tentando se convencer de sua própria bondade, então ele está indignado por Artie sugerir que ele é tão frio e calculista. Ele então - de forma fria e calculista - descobre uma maneira de disfarçar a tentativa de suicídio de Artie; é muito importante para Tony que os outros não saibam que ele estava de alguma forma ligado ao ato desesperado de Arthur.  


Em sua próxima sessão com Melfi, Tony admite que a avaliação de Artie sobre ele pode ser bastante precisa. Ele diz a Melfi que fez uma doação para a linha direta de suicídio em nome de Gloria Trillo (nós o vimos da mesma forma recomprar sua paz de espírito em episódios anteriores, como quando ele deu US $ 50.000 ao paraplégico Beansie Gaeta e quando ofereceu dinheiro ao policial Wilmore rebaixado). Com a doação, Tony se absolve de toda culpa, e não precisa mais se convencer de que realmente é uma boa pessoa.

-----------------------------------------

É interessante o diálogo com Melfi:

Melfi     - Por que esta dor de consciência desta vez? Você acha que a sua reação teria sido a mesma se tudo que aconteceu, seu amigo ter tomado remédios... não tivesse acontecido uma semana depois que você soube da morte de Gloria?

Tony     - Eu direi uma coisa. Um suicídio é ruim o bastante, mas dois?


Na sexta temporada, Eugene Pontecorvo cometerá suicídio por Tony não permitir que ele "se aposente", mesmo após compartilhar com ele parte da herança que recebeu e ter feito favores extras (cometido assassinatos) para o bando.


Durante toda série há flertes com o budismo e com o conceito de karma, que recebemos o que causamos aos outros.

Como no diálogo, emEm S04E10:

Rosalie    - Como você está?

Ralph    - Eu não entendi o que você estava passando, Ro.  Eu não sabia de nada. Eu fui um idiota, desculpe-me. Eu peço perdão.

Rosalie      - Não há como saber, até passarmos pela mesma coisa.


-----------------------------------------


Podemos dizer que Christopher também está se suicidando, mas de forma lenta – através do abuso de drogas. Na cena de abertura da hora, ele está em seu sofá - com a TV sintonizada em um programa sobre as pirâmides egípcias - quando recebe um telefonema de seu chefe. Tony lhe dá boas notícias: Chris terá cada vez mais responsabilidades, a caminho de se tornar o subchefe da organização piramidal da máfia. Chris está feliz com a notícia. (A estratégia de Tony para prender o jovem a si está funcionando.) Chris promete a Tony que ele não irá decepcionar. Mas Chris não pode parar de usar. Ele fica chapado com outro viciado mais tarde, e olha para o estranho que vê no espelho. Ao longo da hora, vemos os personagens ficarem cara a cara com suas próprias naturezas verdadeiras – e não gostando do reflexo que os olha de volta:




Tony quer ajudar os necessitados ao seu redor, mas ele não é a Madre Teresa; Artie não é o investidor de capital que ele imagina ser; e Chris é mais "Jesse Pinkman" de Breaking Bad  do que "Michael Corleone" de O Poderoso Chefão.


Enquanto Tony tenta entender o tipo de pessoa que ele realmente é, os amigos de AJ também tentam entendê-lo – não Tony Soprano, o homem, mas Tony Soprano, o gângster. A casa e os pertences de Tony não se encaixam na imagem de “gangster” impressa em suas mentes jovens pelos filmes que assistiram (e as coisas de Tony não chegam nem perto de serem tão deslumbrantes ou valiosas quanto as coisas de propriedade da família de Devin Pillsbury, paquera de AJ).   Na última sequência do episódio, o amigo de AJ se pergunta em voz alta por que Tony não vive de acordo com sua percepção de um gângster. AJ só pode responder “não sei”. 


Os Sopranos estão cada vez mais brincando com formas tradicionais de TV. A quarta temporada se desvia do típico arco sazonal que se encontra na maioria dos programas de TV. Os episódios roteirizados de Imperioli são particularmente representativos desse desvio. “Chistopher” abandonou completamente as histórias anteriores para ser um verdadeiro episódio autônomo; “Everybody Hurts” é mais complicado. Sua história principal, sobre o suicídio e a tentativa de suicídio de Gloria e Artie, não vai além desse. A relação aparentemente menor entre Tony e o primo Brian se expande em episódios posteriores, enquanto a história de AJ e Devin se estabiliza. Um enredo pesado da temporada - o relacionamento de Adriana com os federais - só é abordado indiretamente. A única história deste episódio que permanece verdadeiramente importante até o final da temporada é a paixão contínua de Carmela por Furio. O fluxo atípico da 4ª temporada funciona apenas porque David Chase é como um maestro , conduzindo sua equipe de roteiristas como uma orquestra: unificando o conjunto, estabelecendo ritmos, moldando temas, dando dicas a certas histórias enquanto silencia outras.



NOTAS ADICIONAIS:

- No comentário do DVD, Imperioli diz que seu avô e o pai de David Chase trabalhavam na mesma fábrica em Mt. Vernon ao mesmo tempo. Alguns espectadores criticaram as coincidências ou conexões improváveis ​​que às vezes ocorrem na série como sendo irreais, mas essas coincidências ocorrem na vida real.

- The Aquatones "You", que toca no sonho de culpa de Tony com Gloria Trillo, também deu um ambiente assustador ao sonho de Emil Kolar de Christopher em "The Legend of Tennessee Moltisanti" (S01E08).